História do Santos

Por que as cores do Santos são branco e preto?

Você conhece todos os segredos por trás da escolha das cores do Santos? Descubra agora mesmo!

O clube do Rei e das grandes revelações do futebol brasileiro. Esta, talvez, seja uma das diversas maneiras de nomear as cores do Santos, que já escreveu seu nome muitas vezes na história do futebol.

O Santos foi o primeiro clube brasileiro a conquistar a taça Libertadores da América e o mundial de clubes. A época ficou marcada pelo domínio do Alvinegro Praiano no futebol internacional, além de contar com o auge do maior jogador da história brasileira, o Rei Pelé.

Mas você sabia que as cores do Santos nem sempre foram as que conhecemos hoje? O início da história do clube passou longe de ser idealizado como Alvinegro.

Assim como outros clubes brasileiros, as projeções de uniforme tiveram que ser alteradas por conta das limitações financeiras que a maioria dos clubes fundados encontram nos primeiros anos.

Sem mais enrolações, veja a histórica mudança de cores do Santos e os motivos que levaram o clube a esta decisão.

Os dois lados das cores do Santos 

Nas primeiras conversas sobre a fundação do clube, ficou definido que as cores do Santos seriam azul, branco e dourado, o que faz sentido quando paramos para pensar que é um clube praiano.

Mas a decisão girou em torno, principalmente, do agrado do Clube Concórdia, que era dono do salão onde o Santos iria fazer seus treinos. As cores permaneceram como a identidade do clube durante quase um ano, mas tiveram que ser alteradas.

No dia 31 de março de 1913, após uma reunião na Sociedade União dos Empregados do Comércio, ficou definido que as cores do Santos o tornaram um clube alvinegro. 

Segundo Paulo Peluccio, sócio do clube na época, sugeriu as cores da seguinte forma: 

“Preto e branco. O preto da nobreza e o branco da paz.”

O motivo da troca? Dificuldade de encontrar fornecedores para tais cores presentes no uniforme. 

As camisetas na época não eram da melhor qualidade, após algumas lavagens as cores dos uniformes começavam a se desbotar, e encontrar camisetas azul, branco e dourado por um bom preço era impossível. 

A estreia do Alvinegro Praiano veio após um mês e meio da decisão, e pode-se dizer que foi uma estreia que previu como seria a história do Peixe com as novas cores. Goleada de 5 a 0 contra o São Vicente Athletic Club.

Talvez a mudança das cores tenha feito bem ao clube, que hoje é um dos maiores vencedores do Brasil e possui uma reputação invejável no futebol internacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo